quarta-feira, 13 de abril de 2011

Atividades Propostas

Capítulo 4: A crise de 1929 e seus reflexos na economia mundial

Atividade página 64, número 1- Resposta: As perdas humanas e materiais e o endividamento dos governos, provocado pela longa duração da guerra, debilitaram as economias européias, enquanto os Estados Unidos se tornaram o principal financiador dessas economias e o maior país exportador de bens para os países europeus.

Atividade página 65, número 2- Resposta: Letra a.

Atividade página 67, número 11- Resposta: Letra c.

Capítulo 5: Ascensão dos regimes totalitários na Europa

Atividade página 76, número 3 - Resposta: Letra b.

Atividade página 76, número 4 - Resposta:  Questão a- A ideologia nazista explicava a história e a sociedade pela ótica da superioridade de algumas raças em relação a outras, constituindo-se a raça ariana como superior, a quem deveriam prestar serviços todas as outras. Os Judeus, que Hitler tentava caracterizar como raça e não como grupo religioso, deveriam ser particularmente combatidos. 
Questão b- Os nazistas consideravam parte de um único império ariano todos os territórios em que havia falantes da língua alemã de origem ariana. Assim, o regime nazista procurou em primeiro lugar ocupar os territórios em que estes grupos estavam presentes, para isso, invadindo territórios de povos de origem eslava e outras etnias.